domingo, 22 de novembro de 2009

Projeto:A geometria nas construções



Projeto:

A Geometria nas Construções

Problemática:

É possível os alunos aprender a noção de escala, ampliação, redução, planificação e construção de maquetes a partir de uma planta baixa?

Fundamentação Teórica:

A elaboração da planta Baixa de uma casa popular , além de ser um projeto social de moradia para famílias de baixa renda, proporciona um aprendizado mais vivo da Matemática, explorando suas formas geométricas e vistas dos objetos. Ajuda a compreender melhor o espaço e suas múltiplas relações com o cotidiano, associando as formas dos objetos às formas geométricas, segundo a autora Juliane Matsubara Barroso, Ano 2006, projeto Araribá de Matemática da 6ª série.

Objetivo Geral:

Fazer com que os estudantes consigam perceberem que as figuras planas fazem parte do nosso meio e também para aprender a fazer cálculos de perímetro, área e a usar escalas no estudo e na representação.

Objetivos Específicos:

Representar em uma folha de papel com o auxílio de uma régua uma casa, por meio de plantas baixas;
Identificar as figuras planas nos objetos, construções, sua vistas de acordo com a posição do observador e outros;
Diferenciar as figuras planas umas das outras e suas propriedades.
Desenvolver e entender o cálculo do perímetro, área destas figuras planas:quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, triângulo, circunferência, círculos e losango;
Compreender que as figuras planas são bidimensionais: têm altura e comprimento.

Metodologia:
Em conjunto com os professores do laboratório de informática, os professores de Matemática levarão os alunos ao laboratório de informática para passar pelas seguintes etapas:
Visita ao Bairro Vila Dourada para visualização das vistas: laterais, frente, fundo e superior e detecção das formas geométricas presentes na casa: quadrado, retângulo, triângulos e outros elementos geométricos como segmentos perpendiculares e paralelos;
Construir com os alunos a ampliação da planta em perspectiva para os alunos perceberem a sua dimensionalidade, tridimensionalidade e visualizar as vistas: superior, lado, frente e de fundo de uma casa popular;
Discutir o que é uma planta baixa de uma casa;
Com a planta baixa calcular as áreas dos cômodos;
Questionar os alunos em relação às figuras planas: O que é quadrado? Retângulo? Triângulo? Paralelogramo? Losango? Trapézio? Circunferência? Círculo? Onde encontramos? Em seguida desenhar figuras;
Levar os alunos até o laboratório de informática para conhecer os aplicativos Paint, suas ferramentas, orientados pelos respectivos professores de Matemática para fazer desenho da casa com o suporte técnico do professor responsável pelo laboratório;
Montagem da planificação e desmontagem (desplanificação) da casa;
Levantamento dos custos dos materiais utilizados na construção da casa popular em estudo

CRONOGRAMA:
Discussão do tema e da estrutura do projeto: 30/09/09
Discussão do desenvolvimento do projeto: 14/11/09
Realização do projeto: 10/11/09

Recurso Didático:
Tesouras, colas, caixas de lápis de cor, papel cartão ou de desenho, réguas.

EQUIPE DE TRABALHO:
Professor formador de Matemática: Orlando Miguel de Souza
Professores cursistas: Renato Moisés de Souza e Aline Nunes Silveira e Oliveira
Secretário municipal de obras: José Cacio da Silva

AVALIAÇÃO:

Será feita através da exposição em sala de aula, do desenho, da Construção da maquete; mural com cartazes e imagens das atividades e relatos dos alunos.

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